sábado, 4 de setembro de 2010

Sicronicidade Absoluta - Trechos do Livro


Se fôssemos pensar no mundo e em nós mesmos de modo puramente materialista, sem a submissão a uma ordem de consciência superior, ao nos olharmos no espelho, veríamos um reflexo do mesmo modo que W.V.O.Quine veria: “Sou um objeto físico sentado em um mundo físico. Algumas das forças desse mundo físico colidem com minha superfície. Os raios de luz atingem minhas retinas; moléculas bombardeiam meus tímpanos e impressões digitais. Eu contra-ataco, emanando ondas de ar concêntricas. Essas ondas tomam a forma de uma torrente de discurso a respeito de mesas, pessoas, moléculas, raios de luz, retinas, ondas de ar, números primos, classes infinitas, alegria e aflição, bem e mal.”



Existe um aparente paradoxo entre nossa impressão egóica de nos fazer sentir separados do todo, livre-arbitrados e responsáveis pelos nossos atos e a compreensão de Deus como sendo Tudo, inclusive eu mesmo. Se eu sou constituído de Deus, serei eu também Ele? Serei a criança que movimenta os fantoches, escondida dentro da mente de cada de cada um deles – nós?[...]Muitos textos dos Upanishads dizem que, se um homem alcançar o seu Si-mesmo pessoal, o Purusha dentro dele será, simultaneamente, idêntico ao Si-mesmo cósmico e, por conseguinte, será um com todas as outras pessoas. Assim, essa unicidade ou alteridade e seu paradoxo desempenham um grande papel na muito mais antiga filosofia hindu e isso é apenas uma especificação tardia.”







(…)Que mágica era aquela?! A astróloga não tinha nenhum poder sobre-humano, ela apenas era estudiosa de Astrologia e buscava informações sobre a minha vida e a minha pessoa em tabelas e traços sobre o papel, originados dos meus dados pessoais de nascimento. Ela não pesquisou sobre a minha origem étnica, sobre minha carga genética, sobre minhas dificuldades de infância, sobre meus problemas de adolescência, sobre meus pais, meus amigos e minhas histórias de vida que, segundo meus “conceitos científicos”, seriam os determinantes do “quem sou eu”. Ela me dava uma prova incontestável de que “quem sou eu” já estava definido no momento do meu nascimento, pois, segundo ela – e a Astrologia –, o Sol estava em tal signo, a Lua a tantas horas pra lá, Mercúrio a tantos graus pra cá, Júpiter fazendo relação com Saturno assim e assado. Ora! Como aquelas bolas de lava, gás, fogo, poeira, etc., planetas tão distantes da Terra que nem se enxerga a olho nu, podem determinar se eu sou de um jeito ou de outro?(…)







A “causa oculta” mais simples das coincidências é a predestinação. “Todas as coisas são governadas por leis imutáveis”, afirmou Voltaire em seu Dicionário Filosófico. Somos “brinquedos nas mãos do destino”. (…) “O Supremo Senhor Deus reside no coração e dirige cada passo de todos os seres vivos, que estão como em uma máquina movida pela energia da matéria natural.” (Bhagavad Gita) (…) “Sendo a Suprema Pessoa, sei tudo o que aconteceu, tudo o que está acontecendo e o que vai acontecer.” (Bhagavad Gita)







Michio Kaku continua: “Desde então, o campo das máquinas do tempo (ou, mais apropriadamente, “curvas fechadas tipo-tempo”) tornou-se uma área animada da física, com dezenas de artigos publicados com diferentes projetos, todos baseados na teoria de Einstein. No entanto, nem todo físico está satisfeito. Hawking, por exemplo, não gostou da idéia da viagem pelo tempo. Ele disse, ironicamente, que se a viagem pelo tempo fosse possível, estaríamos cercados de turistas do futuro. Se máquinas do tempo fossem comuns, a história seria impossível de registrar, mudando cada vez que alguém girasse o botão da máquina do tempo. [...] Ele agora sustenta que as máquinas do tempo, embora teoricamente possíveis, não são viáveis.


Muito cedo, antes de completar 15 anos, Santa Teresinha do Menino Jesus, nascida em 1873, em Alençon, na França, ingressou na vida do convento. Durante sua curta existência – morreu aos 24 anos, de tuberculose –, chegou à conclusão lógica de que se Deus era onipotente, onipresente e onisciente, ele não só era responsável por tudo o que acontecia, fosse por ação ou por omissão, como sabia, antecipadamente, tudo o que iria acontecer e, portanto, não poderia haver livre-arbítrio. Para ela, a única possibilidade de termos livre-arbítrio e sermos os únicos responsáveis pelos nossos atos seria incoerente com o alegado poder de Deus. Desse modo, ela preferiu abrir mão da idéia de livre-arbítrio e se entregar, sem angústia, aos planos traçados pelo Criador, sem deixar de se emocionar com a aventura de viver sem saber o que aconteceria no momento seguinte.




Mesmo tendo passado boa parte de sua história condenando, e até queimando, os clarividentes, a Igreja também teve clarividentes e profetas entre os seus. Alguns até reconhecidos. Toda vez que há uma sucessão papal, todos recorrem às profecias de São Malaquias, que por volta do ano de 1140 traçou uma espécie de cronologia papal, ou seja, uma descrição de todos os papas que se sucederiam desde aquela época. (…) “O que mais surpreende os pesquisadores é que Malaquias previu, com deslocamento mínimo de tempo, todos os 110 papas que existiram desde a sua época até os dias atuais. Segundo este documento, após João Paulo II, atual papa (esta edição é de 2004), somente existirão mais dois papas: um que provavelmente será beneditino [...]; e Pedro II, que provavelmente não será italiano e cujo pontificado terminará no ano de 2013.”



”O que dizer de alguém que, em agosto de 2001, registrou em cartório uma descrição detalhada da catástrofe ocorrida em Nova York no dia 11 de setembro de 2001, inclusive divulgando e enviando cópias alertando a embaixada do governo americano para que fosse tomada alguma providência? O que dizer de alguém que enviou um fax de alerta ao escritório de Ayrton Senna dias antes do fatídico acidente ocorrido em 1º de maio de 1994, na cidade de Ímola, Itália? Sorte? Fraude? Coincidência?” (…) sobre previsões da história mundial recente, que são atribuídas à médium brasileira Adelaide Scritori, presidente da Fundação Cacique Cobra Coral, com sede em Guarulhos, São Paulo. Vale lembrar que o vice-presidente dessa fundação nada mais é do que o autor brasileiro mais lido no mundo: Paulo Coelho.



“Para obter um grupo de controle, Gauquelin compilou uma lista de médicos que não eram membros da Academia de Medicina, e seguiu o mesmo procedimento. O padrão que emergiu não era diferente do padrão normal do homem comum; ‘eram apenas os médicos de destaque que escolhiam vir ao mundo sob Marte e Saturno’. [...] Aqui havia, na verdade, uma extraordinária ‘coincidência oculta’ do tipo que Diaconis indicou ser importante para a ciência e comparável, por suas implicações psicológicas, ao reconhecimento das relações entre a Lua e as marés, especialmente se resultados similares surgissem através de pesquisas sobre pessoas de outras profissões.”



Sem dúvida, um dos mais lembrados profetas, Nostradamus, que também era astrólogo, deixou um legado de peso, com as suas “centúrias”. Na centúria IX-17, escreve:“O primeiro do terceiro fará pior que Nero, Ele também derramará sangue humano, Construirá fornos, ciclo de morte, E o novo chefe causará grandes escândalos.” Temendo ser condenado por bruxaria, numa época pouco tolerante com tais manifestações, Nostradamus preferia utilizar termos mais vagos, mas que, no futuro, seriam reconhecidos, como nesta centúria, que se refere a Hitler, primeiro chanceler do terceiro Reich.


Jung trabalhou por mais de vinte anos com a idéia da sincronicidade, na sua prática profissional e em palestras, antes de decidir colocá-la num ensaio, intitulado “A sincronicidade como um princípio de relação acausal”. Embora ele não julgasse estar com o conceito plenamente desenvolvido, sentia a urgência de registrar seus estudos, pois, com mais de setenta anos de idade e com a saúde já abalada, só assim poderia permitir a continuidade do desenvolvimento do conceito.


[...]E Einstein confirma, no seu próprio texto, na obra Como Vejo o Mundo, o que pensava no seu íntimo, sobre a ilusão do livre-arbítrio e como se conduzia em função disso: “Ainda jovem, fiquei impressionado pela máxima de Schopenhauer: ‘O homem pode, é certo, fazer o que quer, mas não pode querer o que quer’; e hoje, diante do espetáculo aterrador das injustiças humanas, esta moral me tranqüiliza e me educa. Aprendo a tolerar aquilo que me faz sofrer. Suporto então melhor o meu sentimento de responsabilidade. Ele já não me esmaga e deixo de me levar, a mim e aos outros, a sério demais. Vejo então o mundo com bom humor. Não posso me preocupar com o sentido ou a finalidade da minha existência, nem da dos outros, porque, do ponto de vista estritamente objetivo, é absurdo.”

Um comentário:

  1. Talvez sejamos merecedores (ou não) das coisas da vida. Um mistério gostoso de viver.

    ResponderExcluir